Brasileira é 21ª no campeonato mundial de Kilometro Vertical 2022
O Mundial de Skyrunning 2022 aconteceu na cidade de Domodossola, Itália, e ofereceu disputas nas modalidades de Km Vertical, 50 Km (Skyultra) e 30 Km (Sky).
O evento teve a participação de 36 países e reunindo um total de quase 300 atletas. O Brasil esteve presente com 18 representantes.
Km Vertical
No Kilometro Vertical o país competiu com 4 mulheres e 2 homens e atleta Mirlene Picin foi a melhor brasileira a prova, conquistando o 21º lugar e assegurando o resultado da melhor atleta das Américas. Inclusive ficou à frente de atletas de países tradicionais neste esporte como França, Áustria, Bélgica e Suécia.
É o resultado em nível mundial mais expressivo da carreira da atleta. A prova contou com 3,75 km e um ganho de elevação de 1063 m.
A prova aconteceu no vilarejo de San Domenico di Varzio, com largada na base da montanha e a chegada no topo, sendo o trajeto feito ao contrário da pista de descida de ski alpino.
FEMININO
@mikapiccin – ⏱54:16 – 🏆21º
@karinageneroso.ribeiro – ⏱1:02:46 – 🏆34º
@ludepaulacorredora – ⏱1:03:29 – 🏆37º
@paulinha_gcarvalho – ⏱1:06:55 – 🏆39º
MASCULINO
@andre_artista – ⏱50:57 – 🏆41º
@joelso.to2 – ⏱55:37 – 🏆44º
Mas o que é o Kilometro vertical
São provas que devem ter no minimo 2.5km e no maximo 5km, mas, obrigatoriamente devem ter um ganho de elevação de mais de 1km… “É o famoso do inferno ao céu em 2 palitos”.
É comum as provas acontecerem em pistas de ski com inclinação que podem passar de 40%, com trechos de escalaminhada ou a engatinhada.
Os atletas especialistas desta modalidade tem características bem definidas, como a relação peso × potência é determinante, tem melhor desempenho os com massa corporal mais baixa, mais longilineos, e com uma característica fisiologica bem importante: o alto indice de VO2 máximo, que é a capacidade do corpo em consumir oxigênio. O VO2 de Mirlene é de 67.4mg/m.
A prova foi dominada por Suíça, ouro e bronze, e França ficou com a prata.
Maude Mathys, Suíça , multi campeã do mundo no ski e no Kilometro vertical, foi a medalhista de ouro.
Patrocino para o mundial Skyrunning:
Cortag Brasil
Hospital 22 de Outubro
Syrius Medical Group
Mauricio de Sousa produções
TM Racing Motos Brasil
Sicredi Força dos Ventos
Fermac Cargo Brasil
Mediphacos
Apoio:
Agência Theodor JR