Curso Nacional de Arbitragem de Skyrunning
Regulamentar um esporte extremo como Skyrunning não é tarefa fácil, mas a Skyrunning Brazil tem o compromisso com o desenvolvimento do esporte no país e a valorização do atleta skyrunner brasileiro, e é por esse motivo que a partir de 2024 a arbitragem tornou-se obrigatória em todos os eventos de skyrunning do Brasil.
O árbitro é responsável por fazer cumprir as regras do esporte, os regulamentos do circuito e o espírito do jogo ao qual os participantes estão submetidos, bem como intervir sempre que necessário, quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre.
Todas as corridas SBS 2024 possuirão um júri, composto por pelo menos três membros: um representante da Skyrunning Brazil; um diretor de percurso; e um árbitro internacional da ISF e/ou árbitro nacional. A decisão do júri é final por maioria e em caso de disputa a decisão do árbitro internacional da ISF e as regras da ISF serão aplicadas.
O atleta deverá se reportar ao júri para qualquer reclamação durante o evento. É dever do júri garantir o jogo justo durante o evento, todas questões e reclamações deverão ser oficializadas junto ao júri. A composição do júri de cada evento será publicada 24 horas antes com a lista dos nomes dos responsáveis.
O Brasil tem sido pioneiro no desenvolvimento da arbitragem na América do Sul. Em 2022, Fernando Felipe participou da primeira edição do Curso Internacional de Arbitragem da ISF, realizado em Andorra, de 22 a 24 de julho, durante o Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning. Desde então, Fernando atua nos eventos de skyrunning internacionais e nacionais.
O trabalho do Fernando não parou em 2022, logo em 2023 foi lançada a primeira edição do Curso Nacional de Arbitragem, realizado durante o Campeonato Brasileiro de Skyrunning, sediado no evento da JaraguáSky, em Jaraguá do Sul.
O curso formou seis novos árbitros nacionais, descubra os nomes na lista a seguir:
Adriano Roberto Alpino Alves — Batatais, SP
Daniela Lima Burg — Jaraguá do Sul, SC
Douglas Leonardo de Patrocinio — Curitiba, PR
Luiz Fernando Martins Martin — Imbituba, SC
Ramiro Kramer Silva — Florianópolis, SC
Schaiane Ferreira de Lima — Jaraguá do Sul, SC
Prepare-se para a segunda edição do Curso Nacional de Arbitragem em 2024, que será realizada nos dias 24 de janeiro (teórico online) e 3 de fevereiro (prático on-site) durante a abertura do Skyrunner® Brazil Series em Cocais, Minas Geras — Meia Botas, Cambotas Trail Fest.
O curso será ministrado pelo Fernando Felipe, árbitro internacional da ISF, e as inscrições encontram-se abertas AQUI. Não perca! O curso é voltado para estudantes e profissionais de Educação Física.