Linabel e Romário estabelecem novos recordes na Base Vertical — VK OPEN 2024
A mineira Linabel Araujo e o baiano Romário Rodrigues foram os campeões do Base Vertical Sky – VK Open 2024, com chegada no Pico do Barbado, o mais alto do Nordeste, localizado em Catolés, Chapada Diamantina, Bahia.
Grandes nomes marcaram presença na disputa pelas vagas nos times VK OPEN e SkyMasters 2024, resultando em uma corrida emocionante.
Na corrida feminina, Linabel (Upfitrail) pegou a liderança logo no primeiro quilômetro e manteve a posição até o final. Além da vitória ela baixou estabeleceu um novo recorde, baixando o tempo em 4’05” em relação à Cássia Muniz em 2023.
Na corrida masculina o pelotão da frente seguiu junto e levou a disputa até os metros finais da prova. Em meio à intensa névoa e a baixa visibilidade, era difícil saber quem estava na frente.
No final a vitória ficou com Romário Rodrigues (Base), chegando com apenas 1 segundo de diferença na frente do gaúcho André Siegle (Siegle), que participou do seu primeiro evento Vertical.
A estratégia de Romário Rodrigues foi se manter no grupo líder e deixar para atacar no final, o que funcionou muito bem e lhe garantiu a vitória. Assim como Linabel, Romário também deixou sua marca e estabeleceu um novo recorde ao baixar o tempo em 38 segundos.
Feminino
1. Linabel Araujo (MG) — Upfitrail — 00:55:35
2. Rosa Monica Lupatini (GO) — Life Runners — 00:57:57
3. Risia Freitas (BA) — Base — 00:59:23
Masculino
1. Romário Rodrigues (BA) — Base — 00:42:06
2. André Siegle (RS) — Siegle — 00:42:07
3. Pedro Marques da Rocha (BA) — 00:42:50
Seleção Brasileiro de Skyrunning
Com esse resultado Linabel conquistou pelo terceiro ano consecutivo a vaga na Seleção Brasileira de Skyrunning ao lado do estreante Romário. O time disputará a Grande Final VK OPEN na Ilha da Madeira, Portugal, no KM Vertical do Fanal em 13 de outubro.
Os atletas TOP3 se qualificaram para o SKYMASTERS 2024 e representarão o Brasil na final do Skyrunner® World Series, em Eslida Ain, na Espanha, no dia 16 de novembro.