Chegada antecipada de baleias-francas em SC eleva expectativa de mais avistagens durante o Desafio Rota da Baleia

As primeiras baleias-francas já foram avistadas nos mares do litoral sul de Santa Catarina. A chegada antecipada dos primeiros mamíferos, quase um mês antes do previsto, promete uma temporada com mais animais nas águas de Garopaba, Imbituba e Laguna, cidades que fazem parte do percurso do Desafio Rota da Baleia. Com isso, cresce a expectativa de mais avistagem de baleia durante a corrida trail, com um total de 80 km, confirmada para 31 de agosto.

As inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento, www.desafiorotadabaleia.com.br. Além de ultra trail, individual, a corrida de 80 km oferece também a possibilidade de corrida em duplas, quartetos e octetos.

A largada é em Laguna, nos Molhes da Barra, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba, na Praia Central, linha de chegada de todas as distâncias. A corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa.

Rota da Baleia

Foto: ProFRANCA/Instituto Australis

O Desafio Rota da Baleia 2024 passa pelas três cidades que formam a chamada “Rota da Baleia Franca”. Isso porque Laguna, Imbituba e Garopaba concentram mais baleias-francas durante a temporada de avistagens. As fêmeas do mamífero, que vive na região antártica, fazem o deslocamento para o litoral catarinense em busca de águas mais quentes para dar à luz e a amamentar os filhotes.

Geralmente, mamães e seus bebês ficam próximos da costa, permitindo que sejam vistos da faixa de areia. Com o registro da chegada antecipada, na Praia do Rosa (Imbituba) e na Praia do Sol (Laguna) – ambas fazem parte do percurso do evento esportivo-, a estimativa é que no período do evento mantenha a tradição de “participação” de baleias durante sua realização.

“Nas quatro primeiras edições do evento, tivemos o registro de atletas que viram baleias enquanto corriam. Neste ano, com a chegada antecipada das primeiras baleias-francas, alinhado com a expectativa de projetos que monitoram a espécie, devemos ter a prova com muitos animais nas águas, inclusive em mais de uma das praias do trajeto”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

Percurso

O Desafio Rota da Baleia passa por mais de 20 praias e 10 costões, muitos deles ainda intocados, principais pontos turísticos das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Os atletas, ainda, encontram locais muito preservados, praticamente sem sinais de intervenção humana. Entre eles estão as praias D’Água e Do Luz, em Imbituba, e grandes costões entre as praias de Garopaba, como Ouvidor, Barra e Vigia.

Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes.