UTMB anuncia mudanças em suas premiações: paridade de gênero e igualdade de reconhecimento

O Grupo UTMB divulgou novos critérios e valores das premiações da UTMB World Series Finals e UTMB World Series Majors, apoiando os atletas e profissionalizando ainda mais o trail running no mundo.

Veja abaixo os principais pontos e valores dos prêmios:

  • Paridade de gênero: A UTMB® World Series continua comprometida em garantir a paridade de gênero, o que se reflete na distribuição de prêmios em dinheiro. Atletas masculinos e femininos receberão quantias iguais nas Finais e nos Majors.
  • Igualdade de reconhecimento: UTMB®, a icónica corrida original de 171 km com 10.000 m de ganho de elevação, que agora serve como final da categoria 100M, oferece um prêmio em dinheiro mais elevado em comparação com outras finais, com os vencedores masculinos e femininos a receberem 20.000 euros cada. A UTMB World Series reconhece o excelente desempenho de cada atleta, independentemente da distância que percorrem. Cruzar a linha de chegada de 50 km, 100 km ou 100M mostra atletas com diferentes conjuntos de habilidades, mas unidos pela mesma notável perseverança. A UTMB World Series pretende elogiar todos os atletas em pé de igualdade, reconhecendo que distâncias ainda mais curtas exigem o mesmo nível de dedicação e desafio.

Definido para ser apresentado na UTMB World Series, o novo Prêmio HOKA proporcionará maior prêmio em dinheiro para os Majors e Finais do circuito:

  • HOKA Val d’Aran da UTMB®, UTMB World Series European Major (Espanha – 3 a 7 de julho de 2024)
  • HOKA UTMB® Mont-Blanc, UTMB World Series Finals (França, Itália, Suíça, 26 de agosto a 1º de setembro de 2024)
  • HOKA Chiang Mai Tailândia por UTMB®, UTMB World Series Asia-Pacific Major (Tailândia – 6 a 8 de dezembro de 2024)
  • HOKA Kodiak Ultra Marathons™ da UTMB®, 2025 UTMB World Series Americas Major.

Jim Walmsley, atleta profissional HOKA: “É ótimo ver a UTMB avançando no trail running internacional para realizar uma disputa consolidada com uma premiação maior. Um aumento nas finais do UTMB, bem como nas finais da UTMB World Series, dá muito incentivo para os profissionais atuais priorizarem essas corridas e ajuda a inspirar a próxima geração de corredores a seguir uma carreira na corrida em trilha.

Francesco Puppi, conselho da Pro Trail Runners Association (PTRA), explicou: “Estamos felizes que o Grupo UTMB decidiu consultar o PTRA sobre a nova estrutura de premiação em dinheiro para Finais e Majors da World Series UTMB. Isto representa um importante avanço na profissionalização do esporte e no reconhecimento dos atletas de elite, pelo prestígio, qualidade e valor que agregam aos eventos da UTMB World Series.”

Frédéric Lénart, CEO do Grupo UTMB acrescentou: “Aumentar os prêmios em dinheiro é de grande importância para nós, para o nosso esporte; é nossa obrigação para com as comunidades. Estamos orgulhosos de apoiar atletas, tanto mulheres como homens, a abraçar plenamente a sua paixão e a ganhar a vida com ela.”