Sol, calor e animação marcam a 21k For Her em São Roque

A Vinícola XV de Novembro, em São Roque (SP), recebeu no último domingo (29) a edição 2024 da 21k for Her, evento exclusivo para mulheres que teve distâncias de 21, 10 e 6 quilômetros de corrida e 6 quilômetros de caminhada. A manhã de céu azul e calor na região contribuiu para a animação das participantes.

As corredoras começaram a concentração para a largada por volta das 6h30, momento em que houve uma sessão de alongamento e aquecimento para que todas começassem a entrar no clima do evento. O locutor oficial elevou a energia à máxima potência puxando um coro de palmas ritmadas e, pontualmente às 7h, foi dada a largada com um Camaro amarelo da Dream Car fazendo as honras de carro madrinha.

As corredoras tiveram a oportunidade de atravessar trechos de Mata Atlântica preservada, explorando o famoso Roteiro do Vinho de São Roque. Durante o percurso, foram brindadas com a vista das flores de alcachofra, típicas desta época do ano, que, ao lado dos vinhedos, compõem o charme e a essência da região.

Na distância principal o pódio teve dobradinha familiar, com vitória de Letícia Mizukami (1h43min02), seguida por sua mãe, Paula Mizukami (1h48min19) e por Raquel Aparecida Rosa (1h50min05). “O percurso foi desafiador, com subidas insanas, trechos de estradão, pedra e mata fechada. Foi um privilégio correr em um lugar tão lindo”, conta Letícia, que faturou o bicampeonato. “Essa é, sem dúvidas, a prova mais dura que já fiz”, completa.

foto: Sidnei Tavares

Nos 10 km, a vitória foi de Thelma Kodama da Silva (55min52), seguida por Camila Gonçalves (59min16) e Patrícia Christina do Prado (1h03min20). Já na distância de 6 km, Mariana de Godoy levou a melhor após 40min30, seguida por Beatriz Pinho (43min47) e Chen Huan Hnor (43min37).

Ao longo do percurso e na chegada, as corredoras dos 21 km puderam degustar vinhos produzidos pela Vinícola XV de Novembro. “Essa prova foi bem difícil, com muita subida, mas estou muito contente por ter completado”, comenta Neusa Viana que fez os 21 km. “Tenho 65 anos e espero servir de inspiração para outras pessoas”, conta a corredora que começou no esporte aos 50 anos.

Já Letícia Souza fez sua estreia na distância de meia maratona e comemorou muito. “O percurso teve muita subida, foi bem difícil, mas eu consegui completar e adorei a experiência”, conta a corredora que marcou 2h31min17.

Quem também celebrou o resultado foi Silvana Flausino, que participou pela primeira vez de uma corrida e garantiu o segundo lugar na faixa etária dos 6 km. “Foi uma corrida duríssima, mas consegui minha primeira medalha e primeiro pódio”, conta a corredora que marcou 53min09.

Essa foi a segunda edição do evento e reuniu centenas de mulheres em um ambiente que mesclou esporte com turismo e confraternização. “Um dos objetivos da 21k For Her é atrair cada vez mais mulheres para a corrida e estamos muito satisfeitos com o resultado dessa segunda edição”, conta Yoshiya Suwa, responsável pela TKX, empresa organizadora do evento. “Nesse segundo ano tivemos um aumento de 28% nas inscritas dos 21 km, que foi a distância com mais participantes”, completa.

Para 2025, o plano é consolidar a 21k For Her como uma prova alvo para quem busca desafios em distâncias mais longas, além de seguir como uma porta de entrada para novas corredoras. “Conseguimos montar percursos que mesclam belezas naturais e desafios na medida certa”, finaliza Yoshiya.

foto: Sidnei Tavares