WTR Campos do Jordão: chuva e lama aumentaram o desafio na Serra da Mantiqueira
A penúltima etapa da temporada da World Trail Races terminou em grande estilo, como mais de mil e quinhentos atletas de Trail Run e Mountain Bike enfrentando trilhas de tirar o fôlego entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
“A WTR Campos do Jordão foi um sucesso absoluto, tivemos a presença dos maiores atletas de Trail Run do Brasil e mais de mil atletas inscritos nas quatro distâncias. Esse ano, sem dúvida, estamos diante da consolidação desta etapa que tem muita importância em nosso calendário”, ressalta Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR que completa: “Recebemos um público diversificado, com participantes de diferentes estados do país e até do exterior, o que contribuiu diretamente para o fortalecimento da economia local. Estamos ansiosos pela próxima edição, que com certeza trará ainda mais atletas para esse destino único.”
Resultados do Trail Run
Tricampeã em Campos do Jordão, Sandra Martins venceu mais uma na Short 6 km e completou em 29min13seg45. “Sou suspeita para falar, essa prova é um espetáculo, tudo bem sinalizado, além de um pós-prova excelente. Venci os três anos consecutivos aqui e é muito bom que a WTR sempre vem com novidades”, comemorou a líder do Ranking WTR, que conquistou cinco vitórias nesta temporada. Em segundo na Short ficou Evelin dos Santos, seguida de Mayara Carneiro em terceiro. Já no masculino quem levou a melhor na Short foi André Lima (24ming08seg), em segundo Renan Moreira Lopes e, em terceiro no pódio, Flavio Lemes.
“A prova foi muito legal, o clima muito bacana e o visual indescritível, é tudo muito bonito aqui. Consegui entregar uma boa performance hoje e tudo que foi treinado foi entregue. Quero agradecer meus apoiadores, em especial ao Corre Junto e, mais uma vez, a oportunidade de estar competindo na liga WTR e que venha a próxima etapa”, vibrou Brendow Victor Henrique, vencedor da Mid 19km, que completou em 1h43min33seg. No segundo lugar do pódio da Mid ficou Wanderson Nascimento, seguido de Leonardo Torres. No feminino, a mais rápida a completar os 19km foi Marnie da Rocha Fortes em 2h11min38seg, em segundo Claudia Camino Gastaldo e Samanta Lucindo, na terceira colocação.
Vencedora na Long 36km, Ana Silveira, ficou muito satisfeita com a performance atingida na etapa. “Eu estava em quarto lugar e vim buscando. Quando consegui assumir a frente, vim administrando. Muito feliz de estar de volta aqui em Campos do Jordão”, comemorou a atleta do Squad WTR, que fez o percurso em 4h17min46seg. Rosália de Camargo ficou em segundo lugar no pódio, seguida de Isabela Hoelz. No masculino quem garantiu o lugar mais alto do pódio foi Mikael Martins (3h27min36seg), Bernardo Ramos Scarlatelli em segundo e depois, Alan Magalhaes Souto.
Com 4h25min30seg, Célio Rosa foi o grande vencedor do percurso Ultra 49km. Em segundo, Wellington Roberto Noronha, seguido de Manuel Lago. O atleta Thiago Gonzaga, que ficou em quarto no pódio e está acostumado a provas exigentes, destacou o alto nível da etapa: “Eu estou acostumado a treinar forte, mas essa prova tirou tudo da gente! A organização está de parabéns.”
Já no feminino a ultramaratonista Giovanna Martins venceu no Ultra 49km com o tempo de 5h18min29seg, em segundo ficou Izabela Tiago Germano e Christine Yvonne Spilka, em terceiro. “Todo mundo aqui tem uma alma boa, faz as coisas com o coração, se junta e dá tudo certo. Muito obrigada WTR pelo convite e a On, que vem me ajudando muito”, finaliza Giovanna, um dos principais nomes do Trail Run da atualidade que venceu pela segunda vez a etapa de Campos do Jordão – foi campeã na Ultra na primeira edição em 2022. Na sexta-feira à noite foi exibido, na Arena WTR, o mini documentário “A Filha do Vento”, produzido pelo projeto Corre Junto, que acompanha a jornada de Giovanna durante o UTMB Mont Blanc 2024. Em seguida, um bate papo entre Marina Ferrari e Giovanna no palco contando um pouco mais das experiências da atleta nesta jornada.
No Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava da prova Ultra 49km o homem mais rápido do segmento foi Niumar Velho, com tempo de 17min36seg. Já no feminino, Christine Spilka, foi a mais rápida com 24min29seg.
Vencedores do Mountain Bike
Nesta penúltima etapa da temporada, os atletas tiveram de se superar ainda mais e as disputas foram acirradas. Pedro Lucas dos Passos (2h29min32seg) garantiu o lugar mais alto do pódio no MTB Pro 51km e conta que teve de ter estratégia para vencer. “A prova foi muito dura, subimos a serra com chuva. As trilhas estavam muito técnicas e molhadas, por isso resolvi atacar forte no começo e fazer no meu ritmo. Consegui fazer o que planejei e treinei, e foi uma prova muito boa para mim”, conta. Em segundo ficou Gusmar Soares de Oliveira Jr (2h34min27seg), do Squad WTR, e, em terceiro, Vitor Gustavo Teixeira (2h35min02seg).
No feminino, quem venceu no MTB Pro foi Patrícia Loureiro, embaixadora da Ford, que completou o percurso em 3h51min07seg, com muita determinação e garra. “Foi animal, estava com muita lama, mas as trilhas eram sensacionais e foi uma delícia. A parte do downhill também estava incrível e as subidas intermináveis. Na hora que estamos na bike, a gente começa a pedalar, dá uma adrenalina pilotar na lama e quando conseguimos concluir uma prova dessa, a sensação é maravilhosa. São as experiências que nos fazem mais fortes”, destaca a atleta. O segundo lugar ficou com Maria Isabel Soares de Araújo que concluiu o trecho em 4h24min52seg.
Alguns perrengues marcaram a vitória de Harley Santos Carneiro na MTB Light 31km, que driblou as adversidades e fechou a prova em 1h37min58seg: “Prova duríssima do início ao fim. Terminei sem freio algum, foi tenso. Mas consegui segurar um ritmo bom durante a disputa e pegar a ponta”. Um pouco mais de três minutos atrás veio Frederico Rocha (1h40min19seg) e, em terceiro, Wanderson Nascimento (1h50min38seg).
“Foi uma prova bem disputada o tempo inteiro. Foi uma experiência incrível e a WTR nunca erra. Valeu demais”, diz Laiza Venancio Brum que venceu a prova MTB Light ao ser a mais rápida a completar o trecho em 2h15min49seg. A disputa foi muito acirrada com Letícia de Oliveira Mendes da Rocha, que ficou apenas 3 segundos atrás (2h15min52seg) e, em terceiro lugar, Marcelly Adolfo (2h31min24seg).
Duathlon
Para os atletas que competiram no Duathlon, a jornada dupla englobou as modalidades Trail Run (no sábado) e Mountain Bike (no domingo). No Duathlon Short & Pro (Masculino), Caio Linhares foi o vencedor com um total de 4h07min54seg. E, em segundo, ficou André Moreira Migotto com 4h58min01seg. Já no feminino, Maria Isabel Soares de Araújo (5h02min09seg) foi a vencedora.
No Duathlon Mid & Light (Masculino), com 3h35min09seg, Wanderson Nascimento foi o vencedor em Campos do Jordão. Seguido de Luiz Erthal Cariello (4h08min02seg) e, em terceiro, Pedro Mussi Benevides (4h12min53seg). No feminino quem venceu foi Carla de Abreu Lopes com 5h10min58seg e, em segundo lugar, Mariane Carmo Vinha (6h03min45seg).
Já no Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava os vencedores foram: Vitor Gustavo com o tempo de 47min59seg e, entre as mulheres, Maria Isabel Soares de Araújo levou o terceiro pódio do dia, completando em 1h37min10seg.
Certificado Lixo Zero
O reconhecimento de todo o trabalho que a WTR realiza ao longo de todos esses anos, ao desbravar as trilhas com responsabilidade, agora tem certificação. Neste sábado, a Togale Ambiental entregou o Certificado Lixo Zero à WTR por ter atingido a meta na WTR Floresta da Tijuca, em setembro, no Rio de Janeiro. Com taxa de desvio de aterro sanitário dos resíduos gerados durante o evento de 93,4%, foi possível alcançar esse marco importante na trajetória de boas práticas da liga, que visa zerar o lixo em todas as etapas. A WTR, com isso, torna-se o primeiro evento de esporte outdoor do Brasil a atingir a marca, e o segundo evento esportivo do país.