Abertas as inscrições para o 2º Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

Já estão abertas as inscrições para o 2º Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado no Parque Nacional de Itatiaia, em Itatiaia, Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de abril e 6 de maio no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição será realizada paralelamente ao evento de trail running da Evolution Itatiaia National Park (que tem regulamento e cronograma próprios).
Poderão participar da competição nacional os clubes regularmente filiados às federações estaduais de atletismo. Para ser convocado para seleções em eventos internacionais o vínculo do atleta com o clube é obrigatório (todas as orientações estão disponíveis na Nota Oficial 69/2025 e no Regulamento do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, no site da CBAt).
As provas do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha:
Long Trail 100 km 4.900 m d+ (a partir de 20 anos)
Short Trail 46,2 km 1.960 m d+ (a partir de 20 anos)
Classic 12,4 km 520 m d+ (a partir de 18 anos)
Uphill 5 km 1.000 m d+ (a partir de 16 anos)
Junior 7 km 220 m d+ (de 16 a 19 anos)
As inscrições das equipes participantes podem ser feita on-line no site da CBAt pelos clubes e seus atletas (https://sge.cbat.org.br/inscricao/eventos). Serão disponibilizadas quinze vagas por sexo, por prova, num total de 150 vagas. O atleta poderá ser inscrito em até duas provas, sendo que em uma delas poderá ser somente na Uphill. As vagas serão preenchidas obedecendo o critério de maior pontuação no Ranking Geral da International Trail Running Association (ITRA).
Na inscrição, o atleta poderá fazer duas opções de provas, pois pode ser aceito em sua segunda opção no caso de ficar fora das vagas disponíveis em sua primeira escolha. Por exemplo: primeira Opção – Short Trail Uphill e segunda Opção – Classic. O Ranking da ITRA é sempre a base que será usada para o preenchimento das vagas.
Os equipamentos e vestuários obrigatórios, o sistema de classificação e pontuação das equipes, a premiação dos atletas, regras sobre o apoio e o abandono de provas, sobre o controle antidopagem e o uso de imagem e som são pontos que estão detalhados no regulamento. Todos os atletas deverão passar pelos pontos de controle e os tempos de corte serão informados após a definição dos percursos.