Contagem regressiva para o Insanity Mountain Pico da Bandeira 2024
Está chegando a maior Festa Esportiva no maior Maciço Montanhoso acessível do Brasil. A Serra do Caparaó receberá centenas de atletas, principalmente Skyrunners para o Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2024, mas também corredores de trilha e montanha, mountain bikers e hikers que vão subir caminhando para assistir o tradicional nascer do Sol no terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com seus 2.890m acima do Nível do mar.
A receber essa comunidade esportiva, ansiosa nos preparativos está a comunidade local de alto Caparaó-MG que se alterna entre a recepção e acomodação dos atletas e acompanhantes, visto que o evento aumenta muito a população flutuante já comum ao entorno do Parque Nacional do Caparaó-ICMBIO e seus atrativos de trilhas e cachoeiras. Pousadas, casas de temporada, restaurantes e cafeterias se mobilizam junto à organização e ainda se dividem para proporcionar uma feira de sabores locais que vai deixar os visitantes surpresos diante da qualidade e variedade dos produtos. O GTAC é quem articula os empreendedores locais, a direção do PNC, o Poder Publico e a Comunidade Católica local.
Toda essa movimentação juntada às tradições e histórias locais, estão sendo registradas num documentário produzido pelo Insanity Mountain e a TrailTV, recolhendo depoimentos de moradores, empreendedores e atletas. O objetivo é revelar para o Brasil e o Mundo uma vocação natural da região do Caparaó para o turismo de aventura e esporte, especialmente a corrida nas trilhas e escarpas abundantes na região.
Um efeito já evidente nessa segunda edição do Insanity no Pico da Bandeira é atrativo aos atletas locais e até incentivo de iniciação esportiva: tem muito mais moradores correndo e treinando para participar em uma das modalidades a escolher: 6, 12, 27, 55 e 80km no Trailrun e 50 ou 100km no Mountain Bike.
O Campeonato Brasileiro de Skyrunning acontece nas distâcias de 27km SKY (travessia ES x MG passando pelo Picos do Calçado e Bandeira) com 1643D+ e 55km SKYULTRA (dupla travessia MG x ES x MG passando ainda no Pico do Cristal – 2770m) com 3.783 D+, compondo assim a corrida mais alta do Brasil. Atletas que disputam o título brasilero estarão presentes, assim como os que disputam o SNS (Skyrunning National Series) e ainda atletas das seleções Brasileiras Principal Master e Juvenil em preparação para os campeonatos mundiais da modalidade.
Eu estarei lá presente como treinador, amante das montanhas e também atleta, disputando os 55km duríssimos desse festival. A preparação deve vislumbrar aspectos como tempo exposto à altitude acima de 2.500m, as longas e técnicas subidas e a escassez de recursos na maioria do percurso, o que torna a competição semi-autônoma. Sugiro chegar com energia de sobra para conhecer cachoeiras lindas e gélidas tanto do lado capixaba quanto mineiro, as cafeterias que disponibilizam os melhores cafés do Brasil, cervejas artesanais e culinária desde gourmet à tradicional tropeira.
Destaque para a convivência durante o evento com a população local, os atletas e outros turistas do PNC que contagiados pelo clima da competição animam os atletas durante o percurso nos trechos mais altos e duros, prepare-se para uma experiência de esforço, montanha, mas sobretudo de convivência com o melhor do relacionamento humano. Também será possível acompanhar os eventos no percurso e acampar no Parque, bastando agendar no site do Parque Nacional do Caparaó com antecedência.
Nos encontramos lá entre 8 e 10 de março, na Arena Insanity montada ao lado da Igreja Católica de Alto Caparaó, ou nos percursos. Conquiste sua montanha!