Terceira etapa do Skyrunner World Series 2024 terá duas brasileiras no start list de elite
Linabel Araujo e Rosa Kuglin competirão na maior skyrace da França no dia 5 de maio
A cidade de Saint Honoré receberá a 9ª edição da SkyRace des Matheysins, prova válida pelo SkyRunner World Series 2024. O Brasil estará representando pelas atletas Linabel Araujo e Rosa Kuglin.
Começando na cidade de St Honoré, o percurso de 25 km com 2.000 metros de desnível, sobe o “Sentier du Diable” (“O Jardim do Diabo”) que possui 43 curvas fechadas, para chegar ao topo do “Le Pérolier” em 2.183 metros de altitude.
A mineira Linabel Araujo está acostumada com o ambiente do Skyrunner World Series. Ela esteve em 2022 na Garmin Epic Vall de Boí na Espanha, 2023 na UTCB do Peru e na Grande Final, o SkyMasters em Limone, Itália.
Em 2024 será um pouco diferente, pois ela disputará o ranking geral do circuito Skyrunner World Series ao participar de quatro etapas e o SkyMasters em 16 de novembro, na Espanha. Linabel qualificou para o SkyMasters 2024 ao vencer a Base Vertical em 23 de fevereiro, Bahia.
“Vejo que, em um cenário de competições internacionais é uma oportunidade para me aproximar da atleta que quero me tornar. O nível competitivo do SWS é muito alto, esse cenário desafiador faz com que eu eleve meu nível de técnica e performance.” — comentou Linabel.
O resultado de maior destaque da atleta foi no SWS 2022, chegando em quinta colocação geral feminina da Garmin Epic Mountain Festival Vall de Boí, Espanha. E mais recente a atleta conquistou a vaga da seleção brasileira para disputar os títulos Vertical, Sky e Combinado no Campeonato Mundial de Skyrunning 2024.
“Com o convite para correr na elite Skyrace des Matheysins, vou acumular mais um ano de experiência internacional em montanha e poder garantir o nome do Brasil entre as melhores do mundo. Este circuito europeu promete ser acirrado e eu estou pronta para entregar o meu melhor.” — acrescentou a atleta.
A paranaense Rosa Kuglin competirá pela segunda vez no SWS. Em 2023 ela integrou o time de atletas qualificados que disputou o SkyMasters em Limone e obteve o melhor resultado brasileiro feminino, conquistando a 45ª colocação na corrida mais competitiva da temporada 2023.
A atleta também foi a grande campeã da primeira edição do Skyrunner® Brazil Series, em 2023. Seus resultados garantiram a ela largar na elite feminina da Skyrace des Matheysins de 2024.
Para conquistar a vaga para o SkyMasters 2024, a atleta deverá conquistar o TOP20 feminino da Skyrace des Matheysins.