Juquitiba recebeu a segunda etapa do Rocky Mountain Games 2024
Juquitiba recebeu a segunda etapa da temporada 2024 do Rocky Mountain Games em um sábado (15) ensolarado, com temperatura digna de um dia de verão, batendo na casa dos 29 graus. As tribos de corredores e bikers deram as boas vindas aos nadadores, estreantes no evento. Ao todo, mais de 850 atletas competiram, um recorde entre as edições anteriores no local. E junto às centenas de amadores, duas lendas do esporte, Alexandre Ribeiro e Alexandre Manzan, fizeram questão de participar.
Manzan – um dos maiores nomes do triatlo brasileiro – tricampeão pan-americano, campeão sul- americano e campeão mundial de duathlon, entre outros títulos – venceu os 750km de natação e também o Gravel. “Não sou mais atleta profissional em função de uma lesão no tornozelo que não me permite treinar em intensidade, mas sigo praticando esporte. E a experiência me ajudou nas provas aqui em Juquitiba, esse lugar lindo, com essa represa maravilhosa que já merecia uma prova de natação há tempos. Isso aqui é o paraíso na Terra. As trilhas então são perfeitas”,disse.
Dono de seis troféus de campeão do Ultraman e um dos responsáveis pelo crescimento do triatlo no Brasil, Alexandre Ribeiro também rasgou elogios ao Rocky Mountain Games Juquitiba. “Esse local é fantástico e as trilhas são incríveis. A ideia de fazer essa prova, com esses percursos, é o filé mignon tanto para provas de Trail Run como Mountain Bike e Gravel. Com toda essa estrutura e variedade de trilhas, o Fazendão tem potencial para receber provas do circuito mundial”, afirmou.
Caco Alzugaray, publisher da Rocky Mountain Sports Content e amigo da dupla que fez histórias e abriu caminhos para o triatlo nacional, gostou de saber da aprovação das lendas do esporte e também de constatar o crescimento do evento. “Juquitiba é nossa etapa xodó, especialmente por ser no Fazendão. E neste ano, além do recorde de público, com crescimento de 40% em relação ao ano anterior, tivemos um dia com tempo bom. Sem a chuva dos anos anteriores, as trilhas, que já são gostosas, ficaram ainda melhores, com piso firme e terra macia. Esgotamos todas as inscrições, inclusive na natação, que é uma comunidade que começamos a conquistar. Acredito que em 2025 teremos o dobro ou até o triplo de nadadores”, comentou.
Outro dado que encheu os olhos dos organizadores foi a influência do Rocky Mountain Games no desenvolvimento do esporte local. A equipe JuquiRun contava com 100 corredores em 2023 e levou 20 para competir na etapa de Juquitiba. Neste ano, foram 60 inscritos e o grupo dobrou de tamanho, agora com 200 atletas. Outro exemplo é o JuquiBikers, formado neste ano. Após o primeiro evento, na etapa de Atibaia, o grupo de 20 bikers conta agora com 73, reunindo 40 para pedalar no Fazendão. ”Nossa missão é estimular e incluir as comunidades locais. E é muito bom ver isso acontecer. A partir disso, eles passam a viver mais em contato com a natureza, por meio dos esportes outdoor”, completou Caco.
Bom demais – Não foram apenas os ídolos Manzan e Ribeiro a rasgar elogios à etapa de Juquitiba. O sentimento geral pode ser expressado nas palavras da jovem nadadora, e um veterano corredor. Ísis de Miranda, de 12 anos, veio de Curitiba especialmente para nadar na Represa Cachoeira do França e adorou o evento. “A estrutura e o suporte para os atletas é muito bom. Gostei muito de tudo”, atestou a jovem, que compete há sete anos e sonha com uma medalha olímpica na modalidade águas abertas.
Molhado, mas de suor, Silvano Lima Filho, o Canelinha, comemorava seu segundo título seguido no Trail Run 21km do Rocky Mountain Games. “Corri e ganhei também em Atibaia. Aqui em Juquitiba é maravilhoso, um lugar fenomenal, com percurso rápido, ótimas trilhas, organização perfeita, boas marcações e hidratação”, comentou ele, que é de Elias Fausto, no interior paulista, e atleta de elite em provas de rua.
Em Família
Enquanto a pequena Isabela, de 9 anos, se divertia no Acampamento Go Outside de Aventura, seus pais competiam pela primeira vez no Rocky Mountain Games. Daniela Castello Costa Girardi correu 21k e Marcio Ribeiro Porto Neto encarou os 3 mil metros de natação. “Vai ser a primeira de uma série. Estou apaixonada. Nunca vi um evento desses no Brasil. Aqui, uniu o que a gente gosta: esporte, família, show de rock. Trouxemos nossa filha com a gente em uma competição pela primeira vez, porque antes, não encontramos opções que tivessem lugar e estrutura para deixar as crianças”, disse Daniela, que comemorou o aniversário de 47 anos no sábado. “Vale ressaltar a qualidade da organização, desde a marcação de trilhas e disposição das boias na água até os banheiros”, completou Marcio.
Duas pernas e quatro patas – O Canicross é uma das marcas registradas do Rocky Mountain Games que reuniu 72 duplas em Juquitiba. Matheus Oliveira e o greyster Joseph repetiram em Juquitiba-2024 o título conquistado em Atibaia-2022. “Estou voltando de lesão após o Campeonato Mundial da Espanha, em novembro do ano passado, no qual conquistamos o quinto lugar. E por conta do calendário internacional, eu não consegui participar do Rocky Mountain Games no ano passado. O percurso aqui em Juquitiba foi desafiador e divertido, do jeito que os cães gostam”, afirmou o atleta, que aproveitou a prova como parte da preparação para o próximo mundial, em outubro, na Itália.
OS CAMPEÕES
MTB 50km
Paulo Henrique Marinho
Sabrina Koester Gobbo
MTB 25km
Michael Henrique de Almeida Alves
Ana Paula Machado Barsotti
Duathlon
Luigi Carvalho Caputo
Marina Richwin
Gravel
Alexandre Manzan
Helena Carvalho Coelho
Trail Run 21km
Miriam Aparecida Paulino dos Santos Pauluno
Silvano Lima Pinto
Trail Run 12km
Luciana de Oliveira Cobain
Flavio Lemes
Trail Run 6km
Fabia Barbosa Dos Santos
Gustavo Valverde Lopes Silva
Canicross
Matheus Oliveira
Juliana Martuscelli
Natação 750m
Alexandre Manzan
Sahmla Gabriel
Natação 1.500m
Bruno Correia Noronha
Nah Pinheiro
Natação 3.000m
Murilo Bianchini
Sofia Silveira Sigrist
Diversão e aventura
Além das provas, a arena do Rocky Mountain Games contou com atividades gratuitas para crianças, show com a banda Camarão Blues e food trucks, proporcionando um ambiente agradável para amigos e familiares acompanharem os competidores e aproveitar o dia ensolarado e quente no Fazendão.
O Acampamento Go Outside de Aventura, direcionado aos pequenos aproveitarem o dia enquanto seus pais ou responsáveis competiam, também cresce a cada etapa. Em Juquitiba, mais de 30 meninos e meninas entre 4 e 13 anos se divertiram com canoagem, trekking e outras atividades. Todos os inscritos ganharam camiseta especial, medalha, além de lanche.
O Circuito Rocky Mountain Games termina em Campos do Jordão em 26 e 27 de outubro. O evento tem patrocínio da Francis e Cerveja Patagonia, com apoio da Tim, Prefeitura de Juquitiba e Mynd. Realização da Rocky Mountain Sports Content e a mídia oficial é a Go Outside.